TOM CURREM - O MITO DE LINHAS PERFEITAS

Posted on segunda-feira, 9 de agosto de 2010 |

Li uma matéria na revista HARDCORE escrito por Zé Augusto de Aguiar, onde ele conta um pedaço da história de Curren.

Isto me inspirou a também escrever um pouco desta lenda do surf, que para mim e tenho certeza que para muitos da geração dos anos 80 viu o surfista que até hoje encanta todos com suas linhas perfeitas e rara belaza no Surf.
Tudo bem que Slater é sim o “cara”. E detém o maior número de vitórias do Circuito mundial de Surf. Mas Thomas Roland Curren,Conhecido popularmente como TOM CURREN, filho de ninguém menos que o lendário Big Rider e Shaper Pat Curren mestre em Waimea, tem em seu Surf linhas polidas, sinuosas e manobras explosivas que até hoje nem mesmo Slater consegue fazer.

Curren foi formado nos nos perfeitos point-breaks de Santa Barbara na Califórnia, onde sua mãe o acompanhava em todos os campeonatos amadores, até Currem tornar-se a grande esperança americana de ser um campeão mundial de Surf, logo após consagrar-se campeão Mundial Junior na França em 1980.

Toda a pressão para Curren se tornar profissional era imensa, mas Curren queria mostrar ainda o seu valor na Men´s Division, categoria máxima amadora em 1982.
Em 1982, mais precisamente em Duranbah na Austrália Curren ouve os gritos dos aussies “GO HOME, SEPPOS !” ,” Vão pra casa, ianques!”, incitavam os australianos.

Mas nos primeiros segundos da bateria da Final do Mundial, Curren encontrou uma esquerda perfeita e de backside destrói o lip três vezes e antes de fazer a conecção pra direita e só parou de manobrar quase perto da areia, bem em frente dos aussies que ficaram de olhos arregalados com o que viram Curren fazer naquela onda.Por fim Tom Curren é o novo rei da molecada.

No mesmo ano Curren surfa o OP PRO Califórnia, seu 1° envento do Tour Profissional, com um equilíbrio , conhecimento e utilização da onda como poucos para deixar todos os Tops de queixo caídos. Ele fica em 5° lugar, mas vence a prova seguinte no Japão , para anunciar a nova era, afirmou Derek Hynd. O californiano fica em 19° no seu ano de estréia, sobe para o 8°em 83/84 e 4° em 85.

E finalmente no final de 85 Curren precisa vencer Occy na semifinal do Rip Curl Pro em Bells Beach na Austrália com ondas de 8 pés épicos para ser o novo número 1 do mundo.
Os dois exibem um surf radicalmente forte e em alta velocidade mostrando as quilhas e coices no lip que paralisaram a praia. Eles simplesmente buscaram a perfeição e encontraram, Revelou Derek Hynd. E aos 21 anos TOM CURREN torna-se o mais jovem campeão Mundial de Surf. Em 86/87 Curren repete a dose e torna-se Bi-campeão.
Mas no final dos anos 90, o mito entra em depressão e depois assume(numa entrevista a Surfer) o vício e a luta contra o álcool, que combate com a poderosa crença a Deus que herdou de sua mãe.

Em toda sua história TOM CURREN venceu 33 campeonatos do tour e em todos os anos que Curren esteve no Tour ainda não havia as 2 divisões, WCT e WQS.E o poderoso Slater tem como ídolo THOMAS ROLAND CURREN ou simplesmente TOM CURREN.





ALOHA GALERA DO SURF MACAÉ...

0 comentários: