Então quem foi o abençoado que inventou o leash? Uma coisa é certa ele facilitou muitas vidas.
Tudo começou na década de 60 na pioneira California, Pat O’neill, filho do lendário Jack O’neill, depois de muita canseira indo e vindo atrás de sua prancha, resolveu utilizar um tubo cirúrgico preso à prancha por uma ventosa. Mais tarde, foi a vez das cordas elásticas tipo “aranha” tomarem o lugar do tal tubo cirúrgico.
Durante a década de 70 o leash evoluiu bastante, desde algumas adaptações utilizando couro e fita nos tornozelos da rapaziada, até o uso de copinhos ou “pitas” no deck da prancha, substituindo os antigos furos nas quilhas usados para prender a cordinha.
A indústria propriamente dita apareceu somente no início dos anos 80, quando então o velcro e o cordão de uretano foram implantados.
A primeira empresa a utilizar este material no leash foi a Cadillac Surf Company, a mesma que se tornou pioneira em usar o poliuretano nas rodinhas de skate, as históricas "Cadilac Wheels".
Hoje em dia existem modelos específicos para cada tamanho de onda e cada tipo prancha, no caso dos pranchões os modelos atuais estão sendo desenvolvidos para serem fixados abaixo do joelho, possibilitando assim uma maior mobilidade para o caminhar sobre a prancha.
É isso ai, existe uma enorme variedade de modelos, tamanhos, cores e espessuras de leashs, escolha o seu e não deixe nunca de usar, é importante não só para a sua segurança, como para a dos banhistas e mesmo dos outros surfistas que estiverem dividindo o pico com você.
ALOHA GALERA DO SURF MACAÉ...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário